Oziel Ticuna 24 - MINHA COMUNIDADE INDÍGENA VILA BETÂNIA - MECÜRANE E SUA CONVIVÊNCIA



Capítulo 24 - Minha comunidade Indígena Vila Betânia - Mecürane 
     
    Me chamo Oziel, hoje vamos falar sobre a minha experiência de vida e da localização da minha comunidade, município e convivência. 

    Então, nós somos da etnia Ticuna, vivemos na nossa comunidade indígena vila Betânia, localizado perto do município Santo Antônio do Içá, mais um menos 2 horas de viagem, saindo da minha aldeia, vice-versa. Atualmente, somos de 5.000 habitantes, na nossa comunidade funciona 5 escolas, 4 escola municipais e 1 escola estadual, onde estudamos ensino fundamental e ensino médio. lá os professores ensinam vários disciplinas, também temos a disciplina da nossa própria língua, onde aprendemos alfabeto, vogais e tradução de palavras. Os professores trabalham a tradução, português e língua Ticuna, temos outros também ensinam a nossa própria história. 

    A nossa comunidade também é localizada no interior de Manaus, a maioria nós Ticuna, vivemos em Manaus, buscamos a nossa vida melhor na parte da educação, alguns de nós entramos na universidade particulares e outros nas universidade públicas. 

    A convivência é imensa, mantemos a nossa cultura, assim como, tradição, costume, crença e língua materna. Mantemos também a nossa pintura corporal e grafismos. Nossa mitologia é preservada, principalmente a nossa história sobre inicio do mundo dos nossos Deuses Yo'i e I'pi. Nosso dia - a - dia, curtimos jogos vôlei bol. futsal e outros atividades de gincana. Além disso, acreditamos em Deus, temos fé e oramos também para os outros. 

    A nossa vida cotidiana trabalhamos na roça, plantamos e colhemos frutas. Desta forma mantemos a nossa família, esposa e familiares. Trabalhamos em equipes e em união. Protegemos a nossa terra, peixes e animais. Comemos vários tipos de frutas naturais comestíveis. Comemos todos os tipos de peixes e animais comestíveis. 

    Nós valorizamos muito a nossa cultura, principalmente a nossa auto identidade, mantemos a nossa clãs e nação. Na nossa comunidade existem nação de aves e animais. Somos identificados de acordo com a nossa clãs no nosso rosto. Desde muito cedo somos ensinados e crescemos na disciplinas. 

    Não temos vergonha de quem somos, respeitamos os outros povos e suas tradições. Não temos preconceitos, respeitamos os direitos de todos e também não permitimos que alguém nos desrespeite. Nossa população é unidos, unidos preservamos a nossa natureza e a nossa comunidade. 

    Por tanto, nossos valores culturais são essenciais e a nossa pintura corporais são bastante relevante. Eu sou da Etnia Ticuna com muito orgulho. 

Att, 

Oziel Filho

Comentários

Postagens mais visitadas