Oziel Ticuna 10 - SER GUERREIRO, É PROTEGER O SEU POVO
Capítulo 10 - Ser guerreiro, é proteger o seu povo
Me chamo Oziel, hoje vamos falar da minha experiência de vida e de como me tornar guerreiro indígena.
Quando eu era criança, sempre gostava de um dia me tornar guerreiro, sonhava de proteger o meu povo e minha população inteira na minha comunidade, o que me impedia era meu medo de agir, também, eu era tímido, e tudo isso me atrapalhava. Mas a minha família, sempre me apoiavam, me consideravam guerreiro da família, por que na minha comunidade a nossa vida é assim tradicionalmente, homens são guerreiros da nossa comunidades e as mulheres também são nossas comunidades. Tradição é tradição, até hoje seguimos. Temos cacique, em outas palavras pajés, nossos antepassados são os nossos pajés, hoje só existem caciques na minha comunidades, a maioria dos nossos pajés já faleceram. Hoje em dia, me tornei um jovem guerreiro, lutei para proteger a minha população, família, parentes e amigos, contando com seus direitos, tanto a demarcação da terra, a floresta e o meio ambiente. Como também o bem estra da nossa família eles são importantíssimos para mim e guiando eles também na educação. Hoje conto com o apoio dos lideres indígenas em geral.
Ser guerreiro para mim, é liderar o seu povo e motivar seus jovens, adolescentes e as crianças. Ser guerreiro para mim, é levantar a cabeça e seguir em frente. Ser guerreiro para mim, é encorajar a sua população e incentivar os outros ao seu redor, mantendo sempre a tradição culturalmente.
O meu conselho para você: Não importa, quem você é, lute sempre, ajude sempre as pessoas que precisam da sua ajuda, nunca diga não, unidos somos vencedores.
Por tanto, ser guerreiro é proteger, lutar até a morte, salvar e ajudar quem precisa. Uns ajudando os outros.
Att,
Oziel Ticuna
Comentários
Postar um comentário