Capítulo 13 - Beleza indígena Ticuna
Me chamo Oziel, hoje vamos falar sobre a minha experiência de vida e sobre a questão da beleza indígena Ticuna.
Na minha comunidade nós indígena vivemos de uma forma natural, somos simpáticos, atenciosos, alegres, sinceros e respeitamos a todos. Nós Ticuna temos a nossa própria característica, em outas palavras estereótipos, de acordo com a nossa clã/nação, que significa símbolos demostrado no nosso rosto e no nosso corpo. Nossa beleza é natural, somos simples e educados. Nós jovens indígenas destacamos a nossa particularidade de acordo com o nosso jeito de ser, de agir, de manifestar o nosso carinho com a nossa população tradicionalmente e respeitosamente.
Para mim, não existe pessoa feia e feio, na realidade, vivemos hoje no mundo muito estranho, há muitas preconceito ainda, por causa disso, as vezes, a maioria se acham mais bonito do que os outros, mas, para mim, cada ser humano já nasce bonito e bonita. Existem dois tipos de belezas Indígena, uma interno e outro externo, na nossa comunidade nós indígenas demostramos mais a nossa beleza interno, através da nossa simplicidade no nosso dia a dia, no trabalho, em casa e nas escolas, e a nossa beleza externa, demostramos através da nossa pintura corporal, grafismos, durante a realização de alguns eventos importantes para nossa população. Eu realmente, já tive experiência ruim, por exemplo, tem ser humano que me acha feio, por causa da minha cultura e tradição, mesmo assim, não odeio ninguém. Por outro lado, tem muitas pessoas também que me acham bonito, por isso, eu sou grato a todos.
Eu verdadeiramente, aceito as opiniões das pessoas, respeitosamente, o que mais importante para mim, é eu mesmo saber me valorizar. Porque a nossa beleza não precisa de aprovação de ninguém, mas, precisamos demostrar socialmente e publicamente. Além disso, existem pessoas que ainda não saibam os seus valores, que esperam aprovação de alguém, porém, eu não preciso disso. Para mim, todas as pessoas são lindas (os), cada um de acordo a sua cultura, classe e modo de viver. Eu me sinto bem, me sinto feliz, me sinto realizado do jeito que eu sou. Me acho mais bonito, quando estou representado o meu povo culturalmente e tradicionalmente.
O meu conselho para você: Não deixe alguém dizer que você é feio ou feia, não acredite quando alguém tenta rebaixar você, por que você não merece isso e não merece de aprovação de ninguém. lembre-se: você é educado, sincero, alegre e motivado do que jeito que você é, pois, seja feliz com a sua vida e com a sua existência.
Por tanto, a beleza indígena já existia muito tempo, por isso, é mais valioso para mim, apenas respeite e faça a sua parte, acima de tudo contribuía com o bem.
Att,
Oziel Ticuna
Comentários
Postar um comentário