Oziel Ticuna 15 - O MEU PRIMEIRO CONTATO COM O PORTUGUÊS


 Capítulo 15 - O meu primeiro contato com o Português. 

    Me Oziel, hoje vamos falar sobre a minha experiência de vida com a língua portuguesa.   
    Quando eu era criança, eu são sabia falar em português, não entedia nada, não sabia como explicar uma palavra e seu significado. Quando tive 5 anos de idade, meus avós me adotaram, fiquei com eles até as 10 anos de idades, e quando estive com eles aprendi muitas coisas importantes, eles me apoiavam, me amavam bastante e eu também o amo. O meu avó já sabia falar em português e minha vovô também. E o meu pai também, já sabia falar em português, na verdade a família toda do meu pai, os filhos do meu avó. Talvez, por isso que tenho facilidades de falar em português. 
    O meu avó me ensinava a falar em português, me dizia como a gente responde uma pessoa, educadamente, me ensinava boas maneiras, ele também explicava para mim a importância da idioma. Quando completei 10 anos de idades, eles me mandaram para estudar em uma comunidade Chamada Santa Rita, uma comunidade misturadas com peruanos e Ticuna, lá estudei por período de um ano, morei com a minha tia, lá comecei a ter contado com a língua ainda mais, comecei ter amigos, comecei a entender a história, a frases e seu significado claramente. Em seguida, no ano seguintes, o meu avó adoeceu e faleceu. Voltei para minha comunidade, imediatamente, fiquei muito triste e parei de estudar por um ano, o meu 11 anos de idades, joguei fora por causa dele, ele era meu segundo Pai. Em seguida, passou 1 anos depois do falecimento dele, a minha amada avô adoeceu, também faleceu e piorou as coisas ao meu lado sentimental, fiquei acabado, triste e destruído. Chorei demais. 
    Quando os dois faleceram voltei para casa dos meus pais, até hoje moro lá, com 13 anos de idade,  voltei a estudar, começando no sexto series até terceiro anos de ensino médio, quero dizer que aprendi a falar em português com os meus avós, também com os meus pais. Em seguida, Passou 8 anos, me formei no ensino médio com 19 anos, 2 anos atrasados, mas já falando em português. Por fim, depois do meu ensino médio, meus pais me mandaram para estudar em capital da amazonas, em Manaus, estudei lá, técnico em Administração, nesse três anos na cidade aprende vários coisas e hoje estou na universidade de Brasília, estudando Administração. Não parei de estudar a língua portuguesa.  Assim fui a minha vida acadêmico e a minha história de aprendizagem. 
    Hoje em dia, para quem precisa aprender português já temos internet, livros onlines e há vários possibilidades para aprender facilmente, porém, tudo isso, exige esforço e vontade de aprender. 
    Na minha época, não existia isso, era muito difícil acessar informações, mesmo assim, enfrentei a dificuldades e os desafios, graças a minha família e do meu esforço me formei. 
     Por tanto, não vou desistir de buscar algo novo de aprender idiomas, tenho certeza que lá nos céus os dois anjos torceram para mim e me protegeram.  Gratidão. 
Att,
Oziel Ticuna


Comentários

Postagens mais visitadas