Oziel Ticuna 07 - Quando eu Leio






 Capítulo 07 - Quando eu leio

    Me chamo Oziel, hoje vamos falar da minha experiência de vida e de leitura.
    Quando eu era criança, não tive oportunidade de ler, não tive oportunidade de aprender rápido, mas eu era um garoto inteligente, sempre conseguia tudo o que eu queria, tive livros que ganhei na minha escola, mas só servia para mim, para ver desenhos que tinha nos livros (risos), porém, na realidade não entendia o que estava escrito no livro, não tive noção. Durante a minha infância, tive cabeça duro, comecei a ler de verdade qualquer livro, quando eu tinha 10 ou 13 ano de idades, depois disso, não parei mais. Minha leitura com a poesia era um pouco distante, ninguém me dava apoio de verdade, minha mãe e meu pai, sempre se preocupavam mais com o material que falta em casa, por exemplo com plantação, pesca, caça e agricultura em geral. Mesmo assim, não culpo os meus pais, porque eles já me ajudaram em bastante coisas, como trazer frutas para comer, farinha e entre outros. Cresci dentro de uma cultura diferente, mas, respeito muito a minha família, parente e amigos. O que dificulta mais a minha leitura é o português, como eu falava na minha materna, é dificilmente entender o português tão rápido, porém, quando tive oportunidade de ler, não queria mais parar, me sinto tão motivado, comecei a escrever cartas, poesia e bilhete. Com o tempo comecei a ficar conhecido na escola, os professores me chamavam pela frente, para ler alguns textos ou poesias, durante 7 de setembro, sempre leio poesia sobre a independência do brasil, em público, não parei mais, melhorei bastante, conquistei a confiança de todas e de todas as pessoas, principalmente dos meus colegas de classes e dos meus professores. Eu era tímido, nervoso e tremia bastante quando li, mas, superei isso.  Hoje, aquele garoto tímido, se tornou universitário com muito orgulho, quando leio agora, qualquer livro, já consigo entender, a interpretação, a delimitação, o objetivo e a palavra chave. Leitura para mim é muito importante, quando trabalhei em uma escola, sempre ajudava as crianças, me inspirava com meus própria história de vida. Durante a minha vida escolar, não tivemos o acesso a internet. Hoje em dias, a tecnologia avançou e facilitou muitas coisas. É só saber escolher a vida, tempo, horário para ler. 
    Ler  para mim, qualquer livro, é bom demais. Ler para mim é viver, é amar, é se inspirar. Ler para mim, é crescer em conhecimento e refletir a vida. 
    O meu conselho para você: Nunca deixe de ler, seja qual for o livro, tenho certeza que você vai encontrar tudo o que você queria ver e entender.

    Por tanto, vamos ler, vamos levar a leitura nos lugares diferentes, por que ler um livro ou escrever um livro vai ajudar muitas pessoas a crescer profissionalmente e pessoalmente. 

Att,

Oziel Ticuna  

Comentários

Postagens mais visitadas