Oziel Ticuna 16 - PRECONCEITO
Capítulo 16 - Preconceito
Me chamo Oziel, hoje vamos falar da minha experiência de vida e do preconceito.
Quando eu era criança e até na minha adolescência, não sabia da existência do preconceito. O preconceito é algo que ninguém quer na vida, porém, eu já sofri preconceito, por causa da minha cultura, língua e por causa da minha auto identidade. Quando eu cheguei na cidade pela primeira vez, em Manaus, as pessoas estranhavam o meu sotaque, quando eu comprava alguma coisa nas lojas, nos mercados e da mesma forma quando andava nos ônibus, porque eu falava na minha língua materna, pois, o português, eu apenas emprestei, até agora nesse exato momento. Já me disseram, "nossa os índios não sabem falar bem em português" e "será que eles não entendem nada" "são incapazes", "ele é índio", "que sotaque feio", eu sempre escutava tudo o que eles falavam e me diziam, porém, fingia não escutar nada para não causar problemas. Porque com certeza, se eu respondesse ia piorar as coisas, não gosto de agredir as pessoas fisicamente e verbalmente, sempre me preocupo a respeitar tudo mundo, para mim a educação é o base na nossa vida. Não gosto de responder brutalmente, de humilhar ninguém, claro, isso não quer dizer que eu fico calado diante das humilhações, só porque não quero ser igual a eles, de julgar as pessoas ao meu redor e plantar aquilo que eu não posso.
Eu nunca vou te tratar mal, seja quem você é, você sempre será meu amigo ou minha amiga. Hoje, não vou deixar ninguém humilhar a minha geração e futuros lideres. Sou nativo indígena, com muito orgulho, se você se incomodar com isso, viva a sua vida, não seja mal educado, seja respeitosos com os outros. Vale lembrar, que nós somos inteligentes e educados, assim, como todos os outros, temos princípios e cultura. Somos ser humanos e temos a nossa originalidade.
O meu conselho para você: Nunca julga uma pessoa que você não conhece, haverá momento que você vai precisar dela, por que tudo o que plantamos, colhemos no futuro.
Por tanto, vamos respeitar a tradição de toda família indígena e não indígena, seja qual for a sua identidade e classe social.
Att,
Oziel Ticuna
Comentários
Postar um comentário